Tantra no Climatério/Menopausa
O Climatério e a Menopausa são fases presentes na vida de toda e qualquer mulher, onde são observadas diversas mudanças no corpo e na forma de se relacionar com o mundo.
Climatério é uma transição na vida da mulher entre a fase reprodutiva e a menopausa. O climatério geralmente tem início entre 45 e 55 anos e pode durar alguns anos. Neste período, acontece uma diminuição gradual na produção dos hormônios progesterona e estradiol e, por isso, os ciclos menstruais passam a ser mais irregulares até cessarem completamente na menopausa. Questões como insônia, esquecimento, ondas de calor, tonturas, palpitações, ressecamento da pele, secura vaginal, redução da libido, fadiga extrema, incontinência urinária, depressão e alterações de humor podem aparecer, afetando a vida pessoal, social e sexual da mulher. Quanto mais intensos forem estes sintomas do climatério, menor será a qualidade de vida da mulher.
Depois de um ano sem menstruar, fica caracterizada a menopausa, onde há uma interrupção total na produção de hormônios pelos ovários. A menopausa pode ocorrer de três formas: naturalmente, como resposta ao envelhecimento do corpo da mulher; por meio cirúrgico, quando há retirada dos ovários em qualquer idade; e, precocemente, com diminuição na produção dos hormônios antes dos 40 anos. A menopausa é uma fase que irá acompanhar a mulher pelo resto de sua vida.
O Tantra - com suas práticas, meditações e massagens - é capaz de auxiliar as mulheres a enfrentar os desafios do climatério e da menopausa, proporcionando autoconhecimento, bem-estar e felicidade.
O Tantra vem ensinar à mulher a confiar na natureza do corpo em todo este processo de preparação, do climatério à menopausa. Com o Tantra, a mulher terá ferramentas para ser seu próprio suporte neste momento de transição; escutar seu corpo, suas necessidades e seus prazeres e vivenciar suas emoções de forma saudável para viver na menopausa a melhor fase de sua vida!
Benefícios da Terapia Tântrica no Climatério/Menopausa:
- Recuperar a libido;
- Diminuir a ansiedade;
- Aumentar a autoestima;
- Movimentar a energia vital;
- Melhorar a qualidade do sono;
- Aumentar a lubrificação vaginal;
- Aumentar a sensibilidade do corpo;
- Reconhecer seu potencial orgástico;
- Proporcionar um equilíbrio hormonal;
- Entrar em contato com sua sexualidade;
- Trabalhar os músculos do assoalho pélvico;
- Proporcionar uma maior conexão com o corpo;
- Suavizar questões de depressão e alteração de humor;
- Estimular a produção dos hormônios sexuais de forma natural.
Texto cedido por Maira Swami em 31 de Agosto de 2021.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas que ache necessário.
Clique aqui e entre em contato com um(a) de nossos(as) terapeutas.
(foto de Fabrício Morais - www.fabriciomorais.com)