O que é tantra?
A palavra tantra em sânscrito deriva-se das raízes TAN, que significa tecer, expandir, manifestar e TRA, que significa instrumento, ferramenta. Sendo assim, TANTRA significa ferramenta de expansão.
Tantra é uma filosofia comportamental de características matriarcais, sensoriais e desrepressoras. Essencialmente, a prática tem por objetivo o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspetos físico, mental e espiritual.
A sexualidade tem sido sempre um problema para a humanidade. Desde o começo da história, a energia sexual tem sido mal compreendida. Mas a sexualidade continua, não porque o ser humano a respeite, e sim porque necessita dela. Talvez a renuncie, mas não pode removê-la de sua vida porque é um de seus mais poderosos impulsos, senão o mais poderoso.
O Tantra tem dado uma direção correta para o impulso sexual através de métodos e técnicas que buscam movimentar essa energia de forma consciente e muito mais eficaz. Oferece ao individuo a chave que pode expandir sua consciência, independentemente de sua cultura ou religião e utiliza de todas as ferramentas possíveis para percebermos quem realmente somos.
A essência dos ensinamentos tântricos está contida na nossa natureza mais íntima, nosso estado primordial e iluminado, que é a nossa potencialidade inerente. Nosso estado primordial não é algo que tenha que ser construído ou conquistado, mas algo existente desde o princípio, e goza da mesma sabedoria e inteligência que modela o universo e permeia a natureza.
O ser humano perdeu o contato com essa sabedoria natural no esforço cotidiano de sobreviver. O Tantra possui os dispositivos para a reconexão com essa fonte original, de onde emana a vida e as tramas do desenvolvimento das espécies.
O Tantra não está relacionado à práticas sexuais performáticas, orgias ou sexo grupal como frequentemente se propaga pelos dias de hoje. As pessoas que se aproximam do Tantra apenas com motivações sexuais sairão frustradas ou apenas reforçarão seus padrões e compulsões, perdendo ali uma grande oportunidade de perceber todo o potencial que existe para alcançar estados de supraconsciência e elevação dessa energia tão poderosa e criativa.
(foto do arquivo Sammasati)