Tantra na Terceira Idade
Após os 65 anos, observa-se uma mudança significativa na produção dos hormônios sexuais em mulheres e homens, afetando consideravelmente a libido e a vida sexual, o que pode acarretar, inclusive, problemas psicológicos. Ao contrário do que se pensa, o potencial humano para o prazer não se esvai com o envelhecimento do corpo. Ele continua presente, apesar das alterações hormonais e das respostas sexuais mais lentas.
As mulheres sofrem com os sintomas da menopausa mas não perdem sua capacidade de ter orgasmos, inclusive múltiplos, durante toda a vida. Os homens, apesar de não sofrerem uma diminuição nos níveis hormonais tão rapidamente quanto as mulheres, sofrem com a diminuição no tempo e na qualidade da ereção. Como consequência, ambos começam a apresentar questões como depressão, ansiedade, irritabilidade, falta de energia e queda na libido.
O Tantra - com suas práticas, meditações e massagens - é capaz de auxiliar a pessoa a passar por esta fase de transformação do corpo de forma plena e prazerosa. Para o tantra, a sexualidade pode e deve ser vivida com plenitude e intensidade em todas as fases da vida, inclusive na terceira idade.
Benefícios da Terapia Tântrica na Terceira idade:
- Recuperar a libido;
- Diminuir a ansiedade;
- Aumentar a autoestima;
- Movimentar a energia vital;
- Melhorar a qualidade do sono;
- Aumentar a consciência corporal;
- Proporcionar um equilíbrio hormonal;
- Entrar em contato com sua sexualidade;
- Suavizar questões de depressão e alteração de humor.
Texto cedido por Maira Swami em 31 de Agosto de 2021.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas que ache necessário.
Clique aqui e entre em contato com um(a) de nossos(as) terapeutas.
(foto de Fabrício Morais - www.fabriciomorais.com)